top of page

Saber e fazer com ciência e tecnologia 

Autoria: Luís Mocetão

Saber e fazer com ciência e tecnologia 

 

Hoje em dia, falamos de ciência e tecnologia, da sua importância, da contribuição da investigação e desenvolvimento para o progresso e bem estar social, da necessidade de aumentar e fortalecer as capacidades, tanto produtivas como tecnológicas, do papel central da politica de inovação, e da tecnologia na sociedade…

 

Atualmente respiramos tecnologia, desde o vulgar computador, ao atual smartphone, terminando no frigorifico inteligente.

 

A tecnologia invadiu o nosso quotidiano, para facilitar a vida ao ser humano, e sobretudo para o tornar mais profissional e mais competitivo.

 

Ciência 

 

Em sentido amplo, denomina-se Ciência a conhecimento ou pratica sistemáticos.

Ciência refere-se à pratica de adquirir conhecimento baseado no método cientifico bem como ao corpo organizado de conhecimento realizado através de pesquisas.

 

A ciência é sobretudo o esforço para aumentar o conhecimento humano, é uma busca pelo conhecimento.

 

A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades as mais gerais e abrangentes possíveis bem como a aplicação das leis científicas derivadas; ambas especificamente obtidas e testadas através do método científico.

 

Nestes termos ciência é algo bem distinto de cientista, podendo ser definida como o conjunto que encerra em si o corpo sistematizado e cronologicamente organizado de todas as teorias científicas - com destaque normalmente dado para os paradigmas válidos - bem como o método científico e todos os recursos necessários à elaboração das mesmas.

 

Tecnologia

 

É um termo que envolve conhecimento técnico e cientifico, as ferramentas, processos e materiais criados através de tal conhecimento.

 

Dependendo do contexto, tecnologia pode ser:

  • Ferramentas e maquinas que ajudam na resolução de problemas

  • As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos

  • Um método ou processo de construção e trabalho

  • A aplicação de recursos para a resolução de problemas;

  • O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura

  • Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados 

  • Os recursos e como utilizá-los para se atingir a um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade

 

De uma forma geral, tecnologia é o encontro entre ciência e engenharia, sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, até as ferramentas e processos complexos criados pelo ser humano.

 

Ciência | Engenharia | Tecnologia 

 

Ciência é a investigação ou estudo racional de fenômenos, com o objetivo de descobrir seus princípios entre os elementos do mundo fenomenal ao aplicar técnicas formais como o método científico. As tecnologias não são normalmente produtos exclusivos da ciência, porque elas devem satisfazer os requisitos de utilidade, usabilidade e segurança.

 

Engenharia é o processo goal-oriented de desenhar e criar ferramentas e sistemas para aproveitar fenômenos naturais para usos práticos humanos, normalmente (mas nem sempre) usando resultados e técnicas da ciência. O desenvolvimento da tecnologia pode se aproveitar de muitos campos do conhecimento, incluindo o conhecimento científico, engenharia, matemático, linguístico, e histórico, para alcançar resultados práticos.

 

A tecnologia é normalmente a consequência da ciência e da engenharia - apesar da tecnologia como uma atividade humana preceder os dois campos. Por exemplo, a ciência pode estudar o fluxo de elétrons em condutores elétricos, ao usar ferramentas e conhecimentos já existentes. Esse conhecimento recém-adquirido pode então ser usado por engenheiros para criar novas ferramentas e máquinas, como semicondutores, computadores, e outras formas de tecnologia avançada. Nesse sentido, tanto cientistas como engenheiros podem ser considerados tecnologistas; os três campos são normalmente considerados como um para o propósito de pesquisa e referência. Esta relação próxima entre ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos. Por exemplo, a física, dividiu-se em diversos outros ramos menores como a acústica e a mecânica, e estes ramos por sua vez sofreram sucessivas divisões. O resultado é o surgimento de ramos científicos bem específicos e especialmente destinados ao aperfeiçoamento da tecnologia.

 

João Caraça – Do saber ao fazer, porquê organizar a Ciência

 

Ciência tecnologia e sistema cientifico e tecnológico

 

“Muito ouvimos hoje em dia falar de tecnologia, da importância da contribuição da investigação e desenvolvimento experimental para o progresso e bem estar societal, da necessidade de aumentar e fortalecer as capacidades produtiva e tecnológica nacionais, do papel central da tecnologia de inovação, da tecnologia da sociedade, enfim, de tantos outros temas ou questões permanentes que se põem com equidade na vida contemporânea.”

 

…”Já referimos anteriormente que o crescimento económico assenta fundamentalmente nas modificações inovadoras introduzidas ao nível do sistema produtivo.”

 

Progressos na Ciência

 

Ciência e Tecnologia são dois conceitos intimamente ligados, especialmente nos tempos presentes.

 

Contudo, a relação entre ambos é ainda confundida em virtude da falta de clarificação no passado.

 

O progresso na ciência depende da invenção de instrumentos científicos adequados, cuja manufatura se reporta inevitavelmente ao grau de desenvolvimento tecnológico da época.

 

“Em relação às atividades de ciência e tecnologia, dois conceitos aparecem também frequentemente interligados; são eles os de investigação cientifica e de desenvolvimento experimental, habitualmente designados conjuntamente por investigação e desenvolvimento experimental, ou simplesmente por investigação e desenvolvimento, à semelhança das expressões anglo-saxónica research and development e francesa recherche-développement.”

 

Categorias de atividades 

 

Investigação fundamental, que consiste nos trabalhos, experimentais ou teóricos, empreendidos com a finalidade de obtenção de novos conhecimentos científicos sobre os fundamentos de fenómenos e factos observáveis, sem objetivos específicos de aplicação pratica.

 

Investigação aplicada,  que consiste nos trabalhos, originais também efetuados com vista à aquisição de conhecimentos, mas para uma finalidade ou objetivo pré determinados.

Desenvolvimento experimental, que consiste na utilização sistemática de conhecimentos existentes, obtidos através da investigação e/ou da experiencia pratica, com vista à fabricação de novos materiais, produtos ou dispositivos ao estabelecimento de novos processos, sistemas ou serviços, ou à melhoria significativa dos já existentes. 

 

Indicadores de desempenho

 

O desempenho das atividades de ciência e tecnologia pode ser controlado através do recurso a indicadores, sendo os mais utilizados de input

 

  • A despesa em investigação e desenvolvimento experimental

  • A despesa em outras atividades cientificas e técnicas

  • Os pagamentos ao exterior por compra de tecnologia

  • O numero de investigadores

  • O pessoal

  • Os valores das despesas

  • Os pagamentos / aquisição de tecnologia 

 

Estão relacionados com o PIB (produto interno bruto)

 

A tecnologia e economia 

 

Apesar dos esforços desenvolvidos, ainda não foi possível elaborar uma teoria económica que descreva e trate de modo adequado as componentes materiais e imateriais da economia, permitindo operar diretamente sobre ambas.

 

A contribuição quantitativa da ciência e da tecnologia para o crescimento económico ainda não se encontra perfeitamente estabelecida.

 

“A tecnologia era entendida como algo externo à economia, como algo que caia do ceu.”

 

 

Processo de inovação (Wikipedia)

 

Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideias e invenções assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado.

 

De acordo com Christopher Freeman, Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, conceção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.

Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento económico de uma sociedade.

 

“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.”

 

Inovação de produto:

 

  • Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.

 

Inovação de processo:

 

  • Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.

 

 

“Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.”

 

 

 

Webgrafia

Perguntas...

  • Distinga Ciência, Engenharia e tecnologia? Qual a sua relevância no quotidiano?

 

  • Quais os maiores progressos na ciência desde a revolução industrial?

 

  • Qual a relação entre ciência e tecnologia?

bottom of page