top of page

Os Descobrimentos Portugueses

Génese da ciência em Portugal

Autoria: José Vital | João Martins

Os descobrimentos marítimos Portugueses antecederam a revolução científica

Conquista de Ceuta

Sob o comando de João I de Portugal, deu-se a 22 de Agosto de 1415.

 



Após o seu regresso de Ceuta, o Infante D. Henrique fixa-se em Sagres, na Vila do Infante, rodeia-se de mestres nas artes e ciências ligadas à navegação e cria uma Tercena Naval (Estaleiro).

Não foi uma escola no moderno conceito da palavra, mas um local de reunião de mareantes e cientistas onde, aproveitando a ciência dos doutores e a prática de hábeis marinheiros, se desenvolveram novos métodos de navegar, desenharam cartas e adaptaram navios.

A necessidade de resolver problemas ligados à navegação esteve na origem do desenvolvimento tecnológico dos meios navais e dos meios de orientação marítima.

A caravela, que pode bolinar (navegar com ventos contrários).

 

Astrolábio que os navegadores portugueses utilizaram nos navios para medir a altura do Sol ao longo do dia.



As descobertas náuticas relançaram a experiência como método de obter conhecimento.

 

Homens do Renascimento presentes na história Portuguesa:

 

 

Astrónomo, matemático e historiador .

Abraão Zacuto

Ainda no reinado D. João II, Mestre José foi enviado para a região da Guiné na companhia de outro médico‑astrólogo, Mestre Rodrigo, com o objectivo de adaptar o astrolábio para as necessidades dos navegantes e de estabelecer as regras necessárias ao uso do Sol para conhecimento da latitude.

Mestre José Vizinho - tabelas preparadas pelos astrólogos para uso dos navegantes.

Um dos seus trabalhos mais conhecidos é o nónio, um dispositivo de medição através do qual era possível efetuar medições com rigor de alguns minutos de grau, permitindo planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena de quilómetros.



Pedro Nunes (1492-1577), considerado o maior cientista português de todos os tempos.

Pedro Nunes

Destaca-se na astronomia náutica e oceanografia no séc. XVI

A sua obra mais emblemática é o “Tratado da Sphaera”, 1537

 

João de Castro

Alguns instrumentos desenvolvidos e aperfeiçoados pela necessidade prática e real da navegação dos Portugueses foram:

 

A Declinação magnética foi detetada pelos navegadores Portugueses, devido aos erros observados em muitas das suas viagens.

Ao observarem que a declinação magnética da bússola (diferença entre o norte magnético e o norte verdadeiro) variava em função da longitude, os portugueses descobriram um método para a determinar, com algum erro, mas eficaz.



Os Descobrimentos portugueses incrementaram também o conhecimento nas áreas da botânica e da biologia, destacando-se neste domínio  João Rodrigues de Castelo Branco e Garcia da Orta.



Garcia da Orta é autor da obra Os Colóquios dos Simples e Drogas e Cousas Medicinais da Índia (1563), na qual descreve cerca de 60 drogas, tais como, aloés, cânfora, ópio, etc.

Descobriu a circulação do sangue, tendo descrito pela primeira vez as válvulas venosas. A sua maior obra, Curationium Medicinalium Centuriae (1531-1561) constitui uma referência tendo 59 traduções em línguas diferentes.



João Rodrigues

Cada vez mais a escolástica estava em desajuste com os tempos. Surgia a necessidade de observar, experimentar e concluir. Começa assim a surgir o embrião do método científico e o início da ciência moderna.



Para oferecer uma nova prova de que não existe um método único de "fazer" ciência, diferentes fontes descrevem as etapas do método científico de maneiras diversas. Algumas delas mencionam três etapas, outras apenas duas. Em termos fundamentais, porém, elas incorporam os mesmos conceitos e princípios.

O Tratado de Tordesilhas, como o próprio nome indica foi assinado na povoação Castelhana de Tordesilhas no dia  7 de Junho de 1494, envolvendo os reinos de Portugal e Castela.

 

“os castelhanos cederam porque esperavam, por meio de sua política de casamentos, estabelecer algum dia a união ibérica, incorporando Portugal. “



“a costa do Brasil foi atingida pelos Portugueses (Abril de 1500), o que séculos mais tarde viria a abrir uma polémica historiográfica acerca do “acaso” ou da “intencionalidade” da descoberta.”



“esta divisão permitiu aos portugueses partir definitivamente para a descoberta marítima. Por este motivo, dizem muitos historiadores que Portugal já tinha descoberto o Brasil à data da assinatura, e tentou com esse mesmo tratado legitimar a sua descoberta”



Fonte: http://www.historiadeportugal.info/tratado-de-tordesilhas/


Cerca de quinze anos antes do tratado de Tordesilhas, foi assinado o tratado de Alcáçovas.

A rivalidade entre Portugal e Castela sobre o domínio das terras descobertas cedo se fez sentir. Ainda no século XIV, as duas nações ibéricas reivindicaram a soberania sobre as ilhas Canárias e áreas do litoral africano, gerando alguns conflitos e questões diplomáticas.A dificuldade de resolver essas questões conduziu à necessidade de intervenção do Papa, principal autoridade reconhecida internacionalmente.

Foi neste contexto que, em 1479, foi assinado o Tratado de Alcáçovas - divide a Terra através de um paralelo traçado a sul das Canárias, que reconheceu a Portugal o poder exclusivo sobre as terras a sul do arquipélago, ficando essas ilhas na posse de Castela.

TRATADO DE ALCÁÇOVAS (1479)

A Bula Inter Coetera(Mais conhecida como bula papal), pelos seus termos, o chamado "novo mundo" seria dividido entre Portugal e Espanha, através de um meridiano situado a "100 léguas" a oeste do arquipélago do Cabo Verde: o que estivesse a oeste do meridiano seria espanhol, e o que estivesse a leste, português.



Este arranjo assegurava as terras descobertas no ano anterior por Cristóvão Colombo à Espanha e, a Portugal a costa africana que vinha sendo explorada com vistas ao achamento de um caminho marítimo para a Índia. Os termos da bula desagradaram à Coroa Portuguesa. Para solucionar esse impasse, foi negociado o Tratado de Tordesilhas (1494).

Bibliografia



FIOLHAIS, C., MARTINS, D. (2010). Breve História da Ciência em Portugal. Coimbra: Gradiva, Publicações Lda.



Webgrafia ( consultada a 11-03-2013)



http://osdescobridoresbiju.blogspot.pt/p/o-tratado-de-alcacovas-1479.html



http://descobrimentos.no.sapo.pt/

http://www.historiadeportugal.info/os-descobrimentos/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Nunes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Hist%C3%B3ria_da_ci%C3%AAncia_em_Portugal

Perguntas...

  • Quais as principais invenções e descobertas Portuguesas relacionados com a navegação?
  • Quem foi Pedro Nunes e que importância teve na nossa história?
  • Como se relacionam os descobrimentos com a ciência em Portugal?
bottom of page